O macarrão é um prato que está presente na mesa de todo mundo, sendo ele irresistível e agradável ao paladar de adultos e crianças e estando presente no buffet de massas como um dos favoritos. Pode ser consumido com manteiga, os mais diversos molhos, queijos e vegetais e, independente da combinação, continua sempre a agradar.

Porém ainda existem muitos mistos sobre o macarrão, por isso os nutricionistas da ABIMAPI – Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados, dizem o que é verdade e o que é mito.

Macarrão te faz engordar – Mito

O macarrão é um alimento como qualquer outra e, claro que quando consumido em grande quantidade pode te fazer engordar, porém 4 colheres de sopa têm apenas 180 calorias e podem ser consumidas sem problemas em todas as refeições. O que realmente engorda são os acompanhamentos, como molhos muito calóricos e queijo, por isso prefira-o com legumes e vegetais.

Macarrão integral tem menos calorias que o tradicional – Mito

A quantidade de calorias é a mesma, porém a diferença está na quantidade de fibras. O macarrão integral por possuir mais fibras pode fazer seu intestino funcionar melhor.

Macarrão é saudável – Verdade

Parte da nossa alimentação deve vir de carboidratos, cerca de 50%, deve vir de carboidratos. Isso porque é preciso equilibrar os tipos de alimentos que ingerimos para que o corpo tenha tudo o que precisa.

O macarrão pode ser consumido em qualquer época do ano, no inverno pode ir junto com as sopas e no calor servir como saladas.

Macarrão fornece energia – Verdade

O macarrão contém carboidratos, o que faz com que no nosso organismo seja uma excelente fonte de energia. Ele é excelente para ser consumido antes dos treinos ou após eles para te deixar com mais pique a também ajudar no ganho de força e massa muscular.