pizza-vinhoSe você vai chamar os amigos para um delicioso buffet de pizza em sua casa e  não quer fazer feio na hora de harmonizar os vinhos com as pizzas, daremos a seguir algumas dicas de harmonização que certamente irão ajuda-lo.

Pizza de carne

No caso de uma pizza de calabresa, por exemplo, embora combine com qualquer tipo de carne, o Zinfandel é ótima opção, tendo em vista o seu sabor de ervas tostadas.

Os vinhos do sul da Itália combinam bem com coberturas de carne, pois tem um toque não muito apimentado e textura aveludada.

Pizza de vegetais

Para não sobrepor o sabor das pizzas de vegetais, vá de Pinot Noir, um vinho tinto leve que possui toques de frutas vermelhas, com notas terrosas e é infundido com trufas. Seu sabor complementa o cogumelo, mas serve para pizzas com pimentas e cebolas também.

Pizza clássica

No caso da pizza clássica com uma crosta crocante e fina, coberta com queijo mussarela e molho de tomate, o vinho indicado é o tinto italiano. Um clássico da Toscana é o Chianti, onde apenas os vinhos que são dessa região que são chamados assim.

Pizza branca

As pizzas sem nenhum molho vermelho são chamadas de pizzas brancas. Elas são mais leves e com um sabor parecido ao de pão com queijo. Para elas, opte por um vinho mais leve também, como o Pinot Grigio seco, que complementa os sabores de queijo.

Um Sauvignon Blanc reforçará o sabor de uma casca mais crocante e, se for uma ocasião mais especial, vale um champanhe ou espumante para encantar o paladar.

Para as pizzas brancas que têm cobertura de molho pesto, a melhor opção são vinhos brancos com toques de terra ou florais, como o Riesling ou Chardonnay.