ferrugem-grelhaQuando você vai dar um churrasco e se depara com as grelhas cobertas de ferrugem, o que faz? É frequente a formação de ferrugem nessas grelhas e isso acontece devido a manutenção inadequada. Mas para te ajudar com esse problema, existem muitos métodos que você poderá empregar para limpar a oxidação de suas grelhas. Veja só:

Aqueça a sua churrasqueira para derreter todos os resíduos de gordura que acabam atrapalhando a limpeza. Empilhe os carvões no centro da churrasqueira ou então ligue as válvulas do queimador. Inflame o combustível e deixe queimar como quando você prepara o seu churrasco.

  1. Com uma escova própria, remova a maior parte da ferrugem, mas, para não danificá-la, use cerdas de bronze ou um material similar. Esfregue fazendo um movimento para frente e para trás e, caso precise, use pressão para raspar a ferrugem.
  2. Polvilhe bicarbonato de sódio na grelha, pois são excelentes agentes de limpeza e não são abrasivos. Retire a grelha da churrasqueira polvilhando o bicarbonato na área afetada. Após, coloque novamente a grelha na churrasqueira quente ou então em um forno a 180°C. Você perceberá que enquanto o metal for esquentando, aparecerão bolhas de dióxido de carbono que vão ajudar na remoção de ferrugem. Basta esfregar e limpar a grelha assim que ela esfriar.
  3. Para finalizar, pulverize vinagre sobre ela, pois o acido acético dele corrói com total segurança a ferrugem. Cubra toda a área com ferrugem da grelha com o vinagre branco e, se precisar, repita o processo. Limpe a grelha com um pano para remover a ferrugem e o vinagre.
  4. Agora é só lixar a grelha para que as partículas duras da lixa façam a remoção da ferrugem da superfície, mas, cuidado, porque isso pode danificar a grelha.

Agora a sua grelha está pronta para você fazer um delicioso buffet de churrasco.